Oi, gente. Tudo bem?

Voltando com as resenhas de livros hoje eu vim falar sobre o livro Acordei Casada, da Tânia Giovanelli. A princípio devo dizer que o que me chamou atenção no livro foi o título e a ideia que eu tinha da premissa, ao ler a sinopse eu fiquei um pouco insegura mas decidi dar uma chance à obra.

Vamos à sinopse?


Sophia Becker acabou de concluir sua faculdade de medicina e para comemorar, decidiu fazer algo que nunca havia feito antes, virou a noite enchendo a cara com as amigas em uma festa. Ela só não imaginava que em meio a sua curtição, alguém fosse aparecer para virar sua vida dos avessos. Agora, Sophia tem uma difícil missão pela frente, tentar conciliar sua vida com todas as novas mudanças que aquela noite de bebedeira lhe causou.








O livro conta a história de Sophia, uma jovem recém formada em medicina, e Fred, um "filhinho de papai" que foi deserdado - tamanha era sua imaturidade - por seu pai antes de falecer. Sophia é a mais velha de duas irmãs e possui uma relação próxima e carinhosa com sua família, Fred foge de suas responsabilidades e é considerado um folgado por quem o conhece mais de perto.

O acontecimento que dá início à história é a formatura de Sophia, onde sua melhor amiga, Bia, a convida para uma noite de comemoração entre amigos. Sophia não é de beber mas diante do seu recente término de namoro decide afogar as mágoas na bebida. Não precisa dizer que dá tudo errado, não é? Mas não vou revelar mais nada, ahahah.

O livro tem um enredo interessante e a narração tem um tom leve mas, em minha opinião, o fato de ser contado sob o ponto de vista dos dois personagens, narrando EXATAMENTE a mesma cena, tornou a história um pouco cansativa. Além disso, outro ponto fraco da história, em minha opinião, foram os diálogos, a maioria eram conversas pouco profundas e, em alguns momentos, as falas se desenrolavam de forma idêntica ao que a personagem imaginava, tornando a narrativa um pouco pobre em termos de vocabulário e imaginação. O personagem principal também demonstra, desde o início atitudes machistas e a própria ação que dá o pontapé na história é de um abuso impressionante.

Outro fato que me incomodou foi o abandono de alguns personagens em determinados momentos para decidir usá-los somente depois e revivê-los quando necessário. A sensação que eu tinha, nessas passagens, era de ler uma história engessada e pouco trabalhada antes da publicação. Essa foi também a sensação que eu tive ao considerar a quantidade de erros gramaticais encontrados.

O final é um capítulo à parte, a autora joga uma informação bombástica, que seria extremamente relevante para a construção do emocional da personagem principal, e sai sem trabalhar direito a revelação, fechando o assunto com duas frases.

De maneira geral, a história não me agradou, a premissa era interessante mas a autora não soube explorar as emoções e comportamentos de suas próprias personagens. Faltou um tempo de amadurecimento da obra que poderia ter poupado a história de erros absurdos e talvez tornasse a leitura do livro uma experiência divertida.

Classificação:




Um Comentário

  1. Oi, Adriana
    Eu acho esse tipo de história tão comum no kindle que não me interesso muito. Eu amo esse tipo de enredo mas sempre cai no clichê e o desenvolvimento é fraco, aí me desanima bastante.
    Beijo!

    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir

Ao final do comentário deixe o seu link, se tiver, teremos o maior prazer em retribuir a visita e o carinho ❤
P.S. Comentários genéricos não serão retribuídos.